Seja bem vindo (a)

Unissex

Compre seu anel de formatura, com qualidade e facilidade de pagamentos em até 10x s/ juros, possuímos uma gama de anéis de formatura para todos os cursos.

Itens 1 para 16 do 17 total

por página

Página:
  1. 1
  2. 2

Itens 1 para 16 do 17 total

por página

Página:
  1. 1
  2. 2

A tradição do anel de formatura

Apesar de alguns homens ainda sentirem resistência a utilizar um anel como acessório, o uso dessa joia como parte integrante do ornamento tanto de homens quanto de mulheres vem de muitos séculos atrás. Entre as mulheres, no entanto, ele é um acessório extremamente comum de ser identificado. Desde que a sociedade começou a se caracterizar como tal, muitas simbologias surgiram em torno dessa joia.

Os anéis podem adquirir vários significados diferentes dependendo da cultura em que estão inseridos. Um anel pode ser utilizado apenas como um acessório ou pode simbolizar algo mais especial, como a representação de um rito de passagem. Esse é, normalmente, o caso do uso do anel de formatura.

A tradição do uso do anel de formatura teve início no início do século XX. Já no século XIX, ele era utilizado para distinguir quem possuía acesso ao estudo. Essa distinção passou a ser utilizada quando a burguesia começou a frequentar mais assiduamente as universidades. Atualmente, o anel de formatura, que geralmente é oferecido ao formando pela família, passou a representar a essência da formatura, ou seja, o fechamento de um ciclo da vida. Enquanto no século XIX o anel de formatura era utilizado para identificar a profissão da pessoa que o utilizava, hoje ele simboliza para o formando os anos de faculdade, em que ele desprendeu tanto esforço, debruçado sobre livros e cadernos. Com toda essa carga significativa, um anel de formatura não poderia ser menos amado por aqueles que o possuem. Tanto homens quanto mulheres que utilizam o anel se dizem saudosos ao olhar para a peça. Ela os faz lembrar que realmente valeu a pena todo o sacrifício que o curso superior exigiu.

Anéis de formatura unissex

Com mais frequência, os anéis de formatura configuram-se como femininos ou masculinos. Os anéis de formatura femininos, geralmente, apresentam detalhes mais delicados, enquanto os anéis de formatura masculinos costumam ter um design mais quadrado e uma característica mais formal.

No entanto, existem anéis que se adequam tanto para homens como para mulheres. Esses anéis são classificados como anéis de formatura unissex. São joias que agradam tanto ao gosto dos homens, quanto ao das mulheres, podendo ser usadas indistintamente por ambos os sexos.

Geralmente, as joias unissex evitam a identificação de gênero. Para isso, podem-se buscar detalhes neutros. Na maioria das vezes, os anéis de formatura unissex trazem o que poderíamos chamar de um “mix de características” dos outros dois tipos de anéis. Nesse caso, o anel não tem mais o formato tão quadrado, mas um modelo mais arredondado, quase abaulado. Por outro lado, ainda existem os modelos quadrados também destinados a ambos os sexos, mas eles têm o design mais suavizado por um trabalho mais delicado. Dessa forma, tem-se um anel de formatura unissex com detalhes mais suaves, que costuma agradar a ambos os gêneros.

Modelos de anel de formatura unissex

Os anéis de formatura podem ser de vários modelos. Em geral, no Brasil, segue-se um padrão, nas laterais do anel são colocados os emblemas da área de formação e no centro do anel é colocada a pedra que representa o curso. Vale lembrar que um anel de formatura unissex de um curso pode ser transformado em um anel de outro curso, basta que o joalheiro faça as alterações necessárias no anel.

Veja alguns modelos de anel de formatura unissex de alguns cursos: O emblema do curso de Contabilidade é um cajado com um elmo alado e envolto por duas cobras, conhecido como “Caduceu de Mercúrio”, o deus dos negociantes; a pedra que representa o curso é a safira azul. O curso de Psicologia é representado pela letra grega “Psi”, que está ligada à etimologia da palavra psique (alma). A pedra que representa o curso de Psicologia também é a safira azul. O curso de Letras é representado por uma Flor de Lis, com a pedra a ametista. O curso de Direito é representado por uma figura feminina, com os olhos vendados e que carrega nas mãos uma espada e uma balança, figura que representa a Justiça. Quanto à pedra do anel de formatura unissex do curso de Direito é o rubi. O curso de Medicina tem como símbolo uma serpente em volta de um cajado, esse símbolo representa o “Bastão de Asclépio”, considerado pela mitologia como o deus da Medicina. A pedra do curso de Medicina é a esmeralda. O curso de Medicina Veterinária tem um símbolo quase idêntico ao de Medicina, no entanto, tem acrescida a letra “V”. A pedra que representa o curso também é a esmeralda. O curso de Economia tem como símbolo uma folha de acanto colocada sobre uma cornucópia – uma espécie de chifre que representa a fertilidade na mitologia grega –, simbolizando, assim, a ciência da boa administração dos bens. A folha de acanto remete à riqueza. O globo alude ao alcance mundial da profissão de economista. Já a roda dentada é o símbolo da indústria, ou seja, o estágio mais adiantado da produção de bens. A pedra do anel de formatura unissex do curso de Economia é o topázio azul.

Sugestões de uso dos anéis

Cada tipo de anel tem uma forma mais adequada para ser utilizado. No entanto, isso não impede que você use-o da forma que mais lhe agradar. Para o anel de 15 anos, recomenda-se que a debutante o use no dedo anelar da mão direita. O anel de noivado é utilizado também no dedo anelar, mas na mão esquerda. Após o casamento, algumas mulheres mudam a joia para a mão direita, embora outras prefiram usá-lo junto com o anel de casamento ainda na mão esquerda. Em relação ao anel de formatura unissex, recomenda-se que ele seja usado no dedo anelar na mão direita. Segundo algumas crenças, esse dedo é regido pelo sol, que simboliza prosperidade. Para aqueles que preferirem usar o anel de formatura em outro dedo, vale a dica de sempre dar um maior destaque para a joia. Assim, pode-se priorizar o seu uso no dedo anelar, no dedo médio ou no indicador.