Seja bem vindo (a)

Anel de Prata

6 Produto(s)

por página

6 Produto(s)

por página

Anel de formatura de prata

Quando chega o momento de preparar a formatura, chega junto à sensação de que mais um ciclo da vida foi concluído. O curso superior veio e passou. A festa de formatura virá e passará. Muitos dos colegas de turma serão esquecidos. Alguns professores também serão. Mas algumas coisas permanecerão para sempre, amigos que se fizeram alguns professores, momentos especiais que foram vividos durante a graduação etc. Em meio a todo esse momento de final de curso e início e uma nova fase, existe algo que te fará lembrar para sempre os momentos que você viveu durante a formação: o seu anel de formatura. O anel de formatura traz a simbologia da conclusão de uma fase da vida do formando, a graduação. Ele marca também o princípio de uma nova fase, o início de uma profissão. Sendo assim, muitas vezes o anel de formatura é dado de presente para o formando, como um símbolo da nova carreira em que ele está ingressando. Esse anel que o recém-formado carregará para o resto da vida simbolizará que ele consagrou-se em uma etapa da sua vida, ou seja, que ele realizou uma formação em alguma área de conhecimento. Os anéis de formatura podem ser de vários modelos e materiais. Geralmente, eles são feitos de ouro amarelo. No entanto, algumas pessoas preferem os anéis de formatura de prata. Eles carregam em si muito encanto e elegância. Além da diferenciação que eles têm das demais joias, por serem de prata, esses anéis fogem do comum.

Benefícios do anel de formatura de prata

Aquelas pessoas que sempre sonharam em possuir um anel de formatura, mas não têm condições de arcar com o valor de um, devem saber que os anéis de formatura de prata têm entre seus principais benefícios o custo menor do que os anéis de formatura de ouro. Um anel de formatura de prata de qualidade pode custar, em média, até 30% a menos do valor de um anel de ouro.

Outro benefício do anel de formatura de prata é que ele é uma excelente alternativa para quem não gosta de anéis dourados. A prata é um metal puro, isso torna as joias tão duráveis quanto as de ouro.

Além disso, a prata, assim como o ouro, é recomendada para as pessoas que têm alergia a metais impuros. No entanto, é necessário estar atento à originalidade da peça no momento de adquirir o seu anel, pois alguns fabricantes usam níquel na hora da produção da prata. Esse componente pode gerar alergia ao usuário da joia.

Modelos de anel de formatura de prata

Existem vários modelos de anel de formatura de prata, eles irão variar de acordo com o gosto e a área de formação do formando. Além disso, os anéis de formatura de prata podem receber detalhes em ouro, tornando-se ainda mais atrativos e valiosos. Os anéis de formatura, em geral, seguem um padrão. No centro do anel, costuma-se colocar a pedra que simboliza o curso, e nas laterais costuma-se inserir os emblemas da área de formação. Esses emblemas, no anel de formatura de prata, podem ser feitos em ouro, de acordo com o gosto do formando. Por exemplo, um anel de formatura de prata de um curso de Engenharia pode conter a imagem da deusa Minerva inserida numa moldura em forma de engrenagem em ouro, símbolo do curso no Brasil. Assim, o emblema do curso ficaria em destaque e traria um novo encanto ao anel.

Tipos de prata utilizados para confecção de joias

Existem diversos tipos de prata. Alguns são utilizados para confecção de talheres ou para confecção de outros utensílios domésticos, enquanto outros são utilizados para a confecção de joias. Existe também a prata pura. Essa não é considerada ideal para a confecção de joias, já que deforma com muita facilidade. Os tipos de prata que são utilizados para a confecção de joias, inclusive anéis de formatura de prata, são a Prata 950 e a Prata 925. A prata 950 é denominada de “liga de prata” e tem na sua fórmula 95 gramas de prata e 5 gramas de algum outro tipo de metal, como por exemplo, o cobre. A prata 925, também denominada de liga de prata, tem na sua fórmula 92,5 gramas de prata e 7,5 gramas de outro tipo de metal, como o cobre também. Ambos os tipos de prata são muitíssimos usados na confecção de joias.

Como conservar melhor o seu anel de formatura de prata

Quem adquirir um anel de formatura de prata tem que ter alguns cuidados para que a joia tenha sempre uma boa aparência. Além disso, certos cuidados se fazem necessários para que casos de perda das propriedades, como a oxidação (escurecimento) da prata, não aconteçam. A oxidação costuma acontecer com pessoas que costumam exalar muito ácido úrico. O excesso de ácido úrico faz acelerar o escurecimento da peça. Para essas pessoas é indicado, além de ter os cuidados descritos abaixo, usar sempre joias de prata banhadas a ródio. Pessoas que utilizam diuréticos, devido ao efeito desses remédios no corpo, também podem ter suas joias de prata escurecidas.

As joias de prata também podem escurecer quando entram em contato com produtos com cloro (por exemplo, água sanitária e água de piscina) ou água oxigenada. Para evitar ou para recuperar a cor do seu anel de formatura de prata, o principal cuidado é mantê-lo sempre limpo. Para isso, você pode até mesmo realizar práticas caseiras, como escová-lo com uma escova e creme dental branco, que possui cálcio. Após isso, o anel deve ser bem lavado e secado com um secador de cabelo. Outro cuidado a ser tomado é no momento do banho. Após o banho, você deve enxaguar muito bem o seu anel, para que não reste nenhum resíduo de xampu, cremes ou sabonete. Os anéis de formatura de prata podem ser lavados também com acetona e álcool. Muitas vezes, uma simples escovação na sua joia de prata com detergente neutro e um pouco de amoníaco já dará a ela um novo aspecto. O mais importante na hora de realizar esses cuidados com o seu anel de formatura de prata é sempre enxaguá-lo e secá-lo muito bem.