Seja bem vindo (a)

Anel de Formatura para todos os cursos

Aneis de formatura

Anéis de Formatura

Escolha qualquer modelo na loja do seu agrado.

Fabricamos ele para o seu curso, qualquer duvida entre em contato.

Itens 1 para 16 do 324 total

por página

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

Itens 1 para 16 do 324 total

por página

Página:
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

Como surgiu o anel de formatura?

Há muitos anos os anéis em geral apresentam simbologias diversas. O anel de formatura, também conhecido no Brasil como anel de grau, por exemplo, indica que a pessoa consagrou-se em uma etapa da sua vida, que ela passou por um rito de passagem, ou seja, a formação em alguma área de conhecimento. A história mais aceita da origem do anel de formatura conta que ele foi inventado por alguns formandos de uma academia militar nos Estados Unidos, a Academia de West Point. Segundo a história, os alunos para marcarem a sua passagem pela escola, para identificar a qual turma tinham feito parte e como um símbolo de amizade e superação criaram um anel de formatura. Nesse anel, coloram símbolos nos quais eles se identificavam. A partir disso, muitas outras turmas dessa escola copiaram o feito, criando outros anéis de formatura. Além disso, alunos que estudavam nessa escola, mas que eram estrangeiros, saíam da academia e voltavam para seus países de origem portando também um anel. Todo esse feito foi espalhando pelo mundo a cultura do anel de formatura como um símbolo de um formado. É claro que, com o tempo, novos modelos de anéis foram surgindo, adaptando-se aos diversos cursos que eles simbolizavam.

O Anel de formatura no Brasil

Como não poderia ser diferente, a cultura do uso do anel de formatura chegou ao nosso país. Ainda como a representação de um rito de passagem, o anel é usualmente utilizado no Brasil como um presente dado ao formando, para simbolizar a nova carreira que ele está ingressando.

No Brasil, utiliza-se um modelo padrão de anel de formatura, em que no centro do anel existe uma pedra simbolizando a profissão, sendo que cada profissão é representada por uma pedra específica, e nas laterais do anel é colocado o emblema da área do formando.

Simbologia dos cursos

Os anéis de formatura seguem em geral um padrão básico. Na lateral do anel existe o emblema da área de formação e no centro existe uma pedra na cor que simboliza a profissão. Os modelos de anel de formatura podem variar de acordo com a incrustação das pedras e de acordo com o design que o joalheiro aplicar à jóia. Quanto melhor e mais criativo for o profissional, mais variações de anéis serão possíveis. Existem outras diferenciações de modelos de anel de formatura graças à simbologia de cada curso. Ou seja, os anéis de formatura irão variar de acordo com o símbolo e a cor representante da área de formação do aluno. Cada área de conhecimento possui um símbolo específico. Os símbolos mais conhecidos são os do curso de Direito e Medicina. O curso de Direito é simbolizado por uma figura feminina, que simboliza a justiça, com os olhos vendados e que carrega nas mãos uma espada e uma balança. O curso de medicina é representado por uma serpente envolta em um cajado rústico, que simboliza o bastão de Asclépio, o deus da Medicina. Alguns cursos têm representações bem lógicas e diretas, como os cursos de engenharia que não tem um símbolo mundial específico, mas geralmente são representados por engrenagens, roldanas e materiais de medição. No Brasil, geralmente usa-se a imagem da deusa Minerva inserida numa moldura em forma de engrenagem. Os cursos de Pedagogia e Filosofia, por exemplo, são usualmente representados pela coruja, animal que simboliza sabedoria e prudência.

Pedra do curso

Quando se trata de anel de formatura cada curso tem sua pedra de representação, a cor da pedra representa a cor de cada curso. O anel de formatura (ou anel de grau) com a Safira Azul é a que representa o maior número de cursos, entre eles os cursos de Administração, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Astronomia, Biologia, Ciências Aeronáuticas, Ciências da Computação, Comércio Exterior, Publicidade, Educação Artística, Engenharia, Educação Física, Física, Fotógrafo, Matemática, Meteorologia, Psicologia, Química, Relações Internacionais e Sistemas de Informação. O anel com o Rubi representa os cursos de Direito e Jornalismo.

O anel de formatura com a Turmalina Verde representa os cursos de Auxiliar de Enfermagem e Cabeleireiro. O anel com a pedra Ametista representa os cursos de Biblioteconomia, Ciências Sociais, Design de Moda, Geografia, História, Hotelaria, Letras, Pedagogia e Sociologia.

O anel de grau com Esmeralda representa o curso de Medicina, Biomedicina, Bioquímica, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutricionista e Veterinário. O anel com a Turmalina Rosa representa o curso de Ciências Contábeis.

O anel de formatura com a pedra Granada representa o curso de Odontologia. O anel com a pedra Água Marinha representa o curso de Economia. E por fim, o anel de formatura com o Topázio representa o curso de Farmácia e Filosofia.

Tem um anel especifico para cada curso?

Cada anel de formatura de um curso terá características específicas, pois apesar dos anéis de formatura seguirem um padrão - no centro a pedra que representa o curso e nas laterais o símbolo da área de conhecimento - cada curso superior é representado por uma pedra e por um símbolo diferente. No entanto, essas características específicas podem ser alteradas. Se, por exemplo, o formando desejar transformar um anel de um curso para outro, essa alteração é possível, basta alterar-se a pedra e os símbolos do anel. Considerando as características de cada curso, existem diversos modelos de anel de formatura, como por exemplo: O curso de contabilidade é representado por um cajado com um elmo alado e envolto por duas cobras, conhecido como Caduceu de Mercúrio, o deus dos negociantes. Sendo assim, os modelos de anéis do curso de Contabilidade terão esse símbolo nas laterais e no centro do anel uma safira azul. O curso de Letras é representado por uma Flor de Lis. Dessa forma, os modelos de anel de formatura do curso de Letras terão esse símbolo nas laterais e no centro uma pedra ametista. O curso de Direito é representado por uma figura feminina, com os olhos vendados e que carrega nas mãos uma espada e uma balança. Por consequência, os modelos de anéis do curso de Direito terão esse símbolo nas laterais do anel e no centro dele um rubi. O curso de psicologia é representado pela letra grega “Psi”, geralmente, liga-se esse símbolo à etimologia da palavra psique (alma). Assim sendo, os modelos de anel de formatura do curso de Psicologia terão esse símbolo nas laterais e no centro do anel uma safira azul.